quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Star Trek



Desde criança sempre adorei ficção científica, caças espaciais, armas de raios, tecnologia etc. Uma das minhas preferidas sempre foi Star Trek, as famosas Jornadas nas Estrelas, com o Capitão Kirk, o Sr Spock etc.
Fora a ingenuidade normal dos anos 60, temos algo a destacar na série:


1 - Em meio às lutas pela emancipação feminina e os conflitos raciais que agitavam os anos 60 nos Estados Unidos, quando existia um apartheid não declarado, a tripulação da Enterprise (a nave) contava com uma mulher e negra em posto importante. Com detalhe para a revolução sexual de sua micro minissaia.

2 - Enquanto a guerra fria se acirrava e o dedo do Kennedy já dormia sobre aqueles botões vermelhos, que lançariam os mísseis do fim do mundo, um russo, o Sr. Checov também era um dos tripulantes da nave.


3 - Ao mesmo tempo em que os EUA se apregoavam os defensores da liberdade e se colocavam como salvadores do planeta, se achando no direito de intervir em países, derrubar governos, apoiar ditaduras contra o avanço do comunismo (como no Brasil), passando por cima de culturas e países, seja com tanques ou com aculturação, a Federação, da qual a Enterprise era defensora, seguia a Directiva nº 1.
Tal princípio os impedia os humanos terráqueos de se envolverem no desenvolvimento de planetas não integrados, deixando que outros povos seguissem seu caminho sem interferência e com liberdade.


4 - Num mundo que defendia o capitalismo a ferro e fogo, na série não havia dinheiro nem mercado.

5 - Seu telefone celular é de abrir? Agradeça ao comunicador do Capitão Kirk, foi inspirado nele. O primeiro celular assim tinha o nome de Star Tak, lembra?

6 - A enterprise tinha disquete de computador nos anos 60!! Termos astronômicos só hoje "popularizados" como anti-matéria e dobras espaciais (os tais buracos de minhoca) eram muito usados na série.

Enfim era uma série muito legal


Nenhum comentário: