sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cuma?

Há muito tempo nas águas da Guanabara...sempre quis começar um texto assim. Mas tudo bem. Volta a fita

Há muito tempo na Faculdade de Comunicação, foi realizado um debate sobre a pós-modernidade, ou seja, esse sentimento que nos é contemporâneo de que tudo (as estéticas, ideologias, filosofias) foi destruído, tudo está em frangalhos e apenas juntamos os caquinhos de um mundo que perdeu a raiz.

Tipo aquela sensação da música do Kid Abelha: "Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal", aquele sentimento de que tudo o que vemos e sentimos na TV, nos jornais, revistas e internet é falso, ou cópia de algo real, o que dá no mesmo.

Daí a razão cínica, aquela em que o caboco critica tudo e não se engaja em nada porque tudo é ruim ou contaminado de erros ou ideologias, que afinal de contas estão todas falidas. aaaaarrrrgh!!!!

Melhor parar por aqui...há outras pós modernidades mais positivas como aquelas que nos levam a um questionamento espiritual mais profundo, mas essa discussão é muito longa e não era isso o que eu queria contar.

O fato é que o seminário sobre a pós modernidade rolou e a gente aprendeu mesmo e discutiu, mas havia umas palestras que sinceramente davam razão à frase do Raul Seixas...

"Olho os livros na estante/que nada dizem de importante/servem só para quem não sabe ler.../

Alguns palestrantes fórmulavam pérolas tipo:
(Leia pausadamente como se fosse um intelectual entediado, com as sombrancelhas arqueadas, chateado com a burrice dos calouros de comunicação)

"O indivíduo, despolitizado e inserido numa intersubjetividade crônica, aliada a um pessimismo niilista que se contrapõe a uma mercantilização do processo alienante da cosmopolitização da sociedade enquanto ser atuante da hermetização do discurso pós apocaliptico, pode-se contrapor, ainda que fragmentado, a uma confluência de forças escatológicas que o mainstream e suas hermenêuticas não conseguem permear em qualquer nível seja ele dialético ou absoluto".

Sacou?

2 comentários:

Adriane BMS disse...

Ai, menino, AMEI seu texto!! Fiquei pensando VÁÁRIAS COISAS...
1) AMO essa música do nosso mineiríssimo de Ponte NOva, cantada pela Elis... ai, que saudades . Vou voltar a escutar Joao Bosco e Elis de novo!! " o dragao do mar reapareceu... na figura de um bravo feiticeiro... a quem a história nao esqueceu! conhecido como o Navegante Negro, tinha a dignidade de um mestre sala..."( letra do psiquiatra carioca Aldir??)
2)Caramba, essa coisa do fim dos tempos e tal.. fim das ideologias... e essa idéia de que há SIM, coisas IMPORTANTES, e que nao devem ser deixadas de lado... me lembra sabe o q ? ( claro, a mamae do Enzo aqui anda atualizadíssima em desenhos!!) WALL-E! AI, menino, me APAIXONEI, vc conhece? É o último grande lancamento da Pixar/Disney... deve levar o próximo Oscar. Ele fala +- disso, fim e tal, Terra inabitável, e valores ESSENCIAIS... Ai, de chorar ( no final chorei mesmo)... Sabe como é né, hoje em dia há muitos desenhos infantis que na verdade sao só animacoes para aduLTOS TAMBÉM. Vale ver!! LINDO e tao bem feito, q nao fosse o Rodrigo me garantir q era um DESENHO, eu tava achando q era uma FILMAGEM!!...
3) Lembro bem da Cris, minha irma, falando coisas do pós moderno... No mestrado e doutorado dela em Literatura brasileira, estudou um bocado e criticou essas coisas aí... E esses academicismos, esse jeito irritante de tantos, de manter a "academia" longe do alcance do POVO, de TODOS. Idiotice pura... O q conseguem com isso?! Isolamento! E só. Nao é? Você sabe, já te disse e acho q é aquilo mesmo q o BRANT/MILTON escreveram ( E É O q eu faco em Medicina!) : TODO ARTISTA TEM DE IR AONDE O POVO ESTÁ. Incluso esses aí, "acadêmicos", que com tanto rebuscamento no falar e escrever, isolam-se tanto que olhamos p/ eles assustados e imaginamos praticamente seres extraterrestres falando!!!! :o ... CRUZ CREDO.
"CUMA"?!! kkkkkkkkkkkkkk
( Viva OS TRAPALHOES!! AI, tenho q pegar filminhos deles p/ Enzo ver!! Vai amar, hehe). Aliás, outro q temos VISTO MUITO aqui em casa é TUDO DO SÍTIO DO PICA PAU... AQUELE MESMO, que nós, há 30 anos atrás, acompanhávamos atentos... Minha mae olha e diz "veja como a Emília era petista!!"kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... mto bommmmmmmm
bjkssss
saudades
parabéns pelo NATAL SEM FOME, E PELO SHOW VOLUNTÁRIO! UAU... VOU VER SE APARECO LÁ COM RODRIGO viu? Adoroocê!';)

Impressões de Viagem disse...

Brigadão Mamãe do Enzo!!
Vou ter que ver esse desenho aí então já que alguém tão legal gostou de verdade...

Esses discursos intelectuais às vezes podem esconder a bendita relação de poder. Eu detenho algo que vc não domina, ainda que seja uma linguagem rebuscada para dizer as coisas que poderiam ser ditas de forma simples!

A Emília era uma petista dos bons tempos...
Bjo e obrigado por tuds!